O tratamento Ablatherm® HIFU passo a passo

1. O paciente está anestesiado: anestesia raquidiana ou geral.

2. O paciente está confortavelmente deitado sobre o lado direito durante o tratamento, que dura entre 1h30 e 2h30.

3. A sonda que vai permitir o tratamento é introduzida no reto do paciente. Essa sonda permite, por sua vez, visualizar a próstata e emitir os ultrassons que vão destruir as células.

4. A próstata se encontra logo à frente do reto, a alguns centímetros do ânus, o que permite proceder ao tratamento pelas vias naturais, sem traumatismo nem incisão no paciente.

5. A sonda permite visualizar a próstata por ecografia em sua totalidade e o software permite reconstruir uma visão tridimensional para localizar a zona a ser tratada com precisão.

6. Graças ao software, o médico visualiza os limites da próstata, define as margens de segurança e planeja cada etapa do tratamento com uma precisão milimétrica. O urologista define precisamente o tamanho das lesões que vão ser criadas em função da anatomia do paciente, a fim de garantir o tratamento mais eficaz e mais seguro possível.

7. Enfim, a sonda realiza automaticamente o tratamento como o médico o definiu. Entre 400 e 800 pequenas lesões são criadas lado a lado para tratar a próstata em seu todo. Ao longo de todo o tratamento, o médico vê na tela a progressão do tratamento em tempo real.

 

8. Uma vez terminado o tratamento, o urologista coloca a sonda urinária no lugar para permitir que a urina escoa normalmente durante as horas seguintes ao tratamento.

 

Last update November 19, 2010.